terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A contratação do atacante Chen Zhi-Zhao, de 23 anos, não está relacionada à qualificação do elenco de Tite nem a possibilidade de disputar amistosos na China. Venda de camisas para a maior população do mundo? Menos ainda... A busca pelo atleta chinês foi a saída mais rápida que o departamento de marketing do clube encontrou para despertar a atenção do segundo maior mercado do planeta. Zizou, como será chamado pelo clube, fará a comunicação do Corinthians com o país asiático. O motivo? A busca por parceiros ricos. A intenção é obter recursos financeiros para investimentos na infraestrutura do clube, o que inclui o futuro estádio, que será palco da abertura da Copa do Mundo, e o CT das categorias de base, que será erguido ao lado do local de treinos da equipe profissional. Patrocínios da camisa e esportes olímpicos também fazem parte do ?portfólio?. O futuro estádio terá mais de 80 oportunidades de negociação, que estão sendo mapeadas por uma empresa especializada. Entre elas, naming rights de várias áreas, como os portões de entrada, camarotes e restaurantes, toda infraestrutura de geração e armazenamento de energia e recurso hídricos, além da tecnologia de informação do local. Abrir um canal de comunicação com o mercado chinês por meio da chegada do jovem atacante foi a forma que os responsáveis pelo marketing encontraram de atrair investidores e empresas da China para futuras parcerias comerciais. Com o CT, a intenção é conseguir dinheiro para ajudar a erguê-lo, num prazo de até dois anos. Para isso, o clube oferecerá o mesmo espaço para jovens chineses, como havia anunciado Andrés Sanchez em sua última entrevista coletiva. ? Terá alojamento para 130 atletas, com 10 mil metros de área construída, cinco campos, miniestádio para 2 mil pessoas. Também terá espaço para intercâmbio de atletas, se possível da China ? afirmou. Chen Zhi-Zhao, que é fã de violão, roupas coloridas e pimenta, será o 36º estrangeiro da história centenária do Timão. A notícia já se espalhou pelo mundo, tanto que o site oficial da Fifa fez uma matéria sobre a vinda do chinês ao atual campeão brasileiro. DAR MORADIA A ASIÁTICOS É ROTNNA NO BRASIL A ideia do Corinthians de fazer do futuro CT da base um lar para chineses já vem sendo executada há alguns anos no Brasil. Em diversos clubes ? maioria de menor expressão ?, a prática é uma rotina. Jovens vêm da Ásia, participam de treinamentos e amistosos e melhoram suas condições técnicas. Em contrapartida, deixam um bom dinheiro para aqueles que se propõe a hospedá-los. O ex-zagueiro Oscar Bernardi é um exemplo. Com passagem pelo futebol japonês, o empreendedor já recebeu inúmeros jovens asiáticos em seu resort, na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo. Coreanos, japoneses e chineses já estiveram por lá. O Olé Brasil, clube criado por empresários, tem seu Centro de Treinamento na cidade de Ribeirão Preto. Além de manter equipes de todas as categorias, o clube também faz parcerias que renderam a estadia de chineses em seu complexo. A rotina de treinos e amistosos, é claro, é bancada por empresários do país asiático. O Mogi Mirim foi outro que firmou intercâmbio com um grupo de empresários chineses, representados por dois ex-jogadores do clube. Através deste intercâmbio, treinaram três jovens chineses, um neozelandês e outro japonês.

Chen Zhi-Zhao será apenas o início de uma parceria forte entre Corinthians e China

Nenhum comentário:

Postar um comentário